Caspa na Barba: Qual Tratamento para Resolver o Problema?

.
.
Como Combinar Corte de Cabelo Masculino Degrade e Barba!
Como Combinar Corte de Cabelo Masculino Degrade e Barba!
julho 17, 2017
como ter barba cheia e fechada mais rapido
6 Dicas de Como Ter Barba Cheia e Fechada Mais Rápido
julho 19, 2017
Exibir tudo
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ter uma barba é uma vontade que muitos tem, mas como qualquer processo, existem alguns problemas no caminho da ostentação de uma. Umas das coisas que atrapalham nessa caminhada é a caspa na barba, que é algo bem chato e que se não tratada pode dar fim ao sonho do cultivo dos pelos.

Como falamos, tudo começa com as dermatites faciais, que geralmente chegam acompanhadas de irritação na pele, causando alergias e coceiras, e a temida caspa na barba.

Este problema também é conhecido em outras partes, como no cabelo, bigode, nos cílios e sobrancelhas, e incomoda pelo aspecto e aparência que causam, muitas vezes dando um ar de desleixo e até de falta de higiene, que nunca é conhecida como causa. Portanto, para entender melhor o que provoca a caspa na barba e como tratá-la, continue lendo este post!

O que Causa a Caspa na Barba?

Para entendermos as causas da caspa na barba, podemos enumerar 3 coisas. Uma fica mais difícil resolver, pois vem de problemas genéticos, agora as 2 outras causas podemos dar uma boa atenção e fazer uma prevenção.

Como falamos as causas são mensuráveis e normalmente, a caspa na barba pode surgir por três motivos básicos:

Genética

Não há ainda algo ou estudo que comprove os fatores que determinam se uma pessoa terá ou não caspa. Acredita-se, no entanto, que as dermatites seborreias estejam ligadas a fatores genéticos. Geralmente, para quem possui essa predisposição, as caspas aparecem ou pioram dependendo do seu estado emocional, e em períodos estresse grande ou problemas emocionais, a caspa tende a piorar.

Se caso você tenha de vez em quando problema, deve se importar muito como se deve cuidar da barba. Em alguns casos, a pele pode ficar tão irritada e com muita descamação que a única alternativa é tirar todos os pelos, e estas dicas vão evitar este desfecho.

Pele Ressecada

Uma ressecada costuma descamar com mais facilidade, acrescente a isso o excesso de pelo concentrado em uma determinada área — o resultado? Caspa. Por esse motivo, se você quer se manter barbado é de grande importância hidratar bem a pele do rosto.

O uso de sabonetes faciais, balm e óleo para barba deve fazer parte da sua rotina diária. Somente dessa maneira você irá fazer sua pele ficar hidratada, evitando a descamação e a caspa na barba.

Pelos Desidratados

Se é fundamental hidratar a pele, o mesmo vale para fazer os mesmo procedimentos nos pelos da barba. Eles são muito mais grossos e secos do que os fios do cabelo, então, se você pretende manter uma barba de lenhador, precisa começar a hidratar esses fios, usando o óleo e o balm de preferência.

Você precisa equilibrar e mantê-los os dois igualmente hidratados: pelos e pele. Dessa forma, sua barba não apenas ficará longe de caspa e demais dermatites, mas também ficará macia, com uma melhor textura e aparência.

Para você que quer saber como usar os produtos certos e ter uma rotina correta de cuidados com a barba que envolve tudo o que falamos, leia este post: Cuidados Diários com a Barba.

Qual o Tratamento de Como Resolver a Caspa Na Barba?

tratamento caspa na barba

O ideal como em todos os casos é fazer a prevenção. Prevenir é a forma mais acertada de como resolver a caspa na barba, pois o tratamento irá depender de uso de remédio e acompanhamento de um médico dermatologista, ou seja, dor de cabeça a vista.

Será muito mais difícil resolver e saber como tratar a caspa na barba. O passo a passo da prevenção, não é complicado e para resumir é preciso cuidar da pele e usar produtos corretos para a barba. Nesse caso não é recomendado inventar produtos ou procedimentos.

Elaboramos um simples procedimento para ser feito, todo ele focado na prevenção do problema. E sem duvida, como dissemos anteriormente, é a melhor coisa a ser feita.

  1. Higiene e Hidratação: Como vimos, o primeiro passo é a hidratação, tanto da pele quanto dos pelos da barba, podendo ser feito de 1 à 2 vezes ao dia. Caso tenha sempre a caspa, procure usar produtos como shampoo e óleos específicos para barba.
  2. Esfoliar a pele: Procure também fazer uma esfoliação na pele duas vezes por semana. Ela ajuda a remover as células mortas com mais eficácia, e garante a prevenção e remoção de pelos encravados.
  3. Limpeza Após Refeições: Lave sempre a barba após as refeições para evitar que restos de alimentos fiquem presos a ela. Enxágue bem a barba para remover todo o resíduo do produto usado na higienização.
  4. Seque Bem: Por fim, nunca deixe a barba molhada ou úmida: isso facilita a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar dermatites que provocam caspas.

Se Você Tem Caspa na Barba, Use Produtos Para Barba…

Se você já teve, ou tem a caspa na barba, procure não usar produtos para o cabelo no tratamento de sua barba. O couro cabeludo é bem mais oleoso do que o rosto e os produtos para cabelo são desenvolvidos para agredir esta grande oleosidade. Se caso use estes produtos a sua pele irá ressecar.

Outra coisa que resseca os pelos é ficar passando as mãos neles, e evite a qualquer preço emprestar ou compartilhar produtos e aparelhos de barbear com outras pessoas, para evitar alguns microrganismos que devem causar dermatites e outras doenças.

Se caso já faça isso e não consegue resolver este problema, não pense duas vezes e procure um dermatologista que poderá ajudar a identificar a causa e irá indicar um tratamento mais específico para você. Para terminar vou indicar um post bem informativo para que você conheçam muito mais sobre os produtos para barba.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Caspa na Barba: Qual Tratamento para Resolver o Problema?
Author Rating
41star1star1star1stargray
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Gostou? Compartilhe

Os comentários estão encerrados.